O que é a Fermentação Malolática?


O que é a fermentação malolática?

Bactéria F. Malolática
A fermentação malolática ocorre a seguir à fermentação alcoolica.

Os vinhos são passados "limpos" para as cubas de armazenamento onde ocorre esse fenómeno, em que uma bacteria é responsavel em transformar o ácido málico em ácido láctico, que reduz a acidez e adiciona riqueza e textura ao vinho, além de estabilizá-lo naturalmente.
Essa bacteria pode ser natural ou intruduzida pelo enólogo, tal como as leveduras.

O vinho tinto, sem a maloláctica concluída, é “verde” e “cru”.

Fonte img: Quattrocalici

Quais são os perigos do atraso da fermentação maloláctica?

Normalmente, uma vez terminada a fermentação alcoólica, os vinhos são conservados sem adição de sulfuroso para permitir o desenvolvimento das bactérias, que são muito sensíveis à presença deste gás. O problema é que durante este período o desenvolvimento de outros microorganismos menos desejáveis também é favorecido, tais como as bactérias acéticas e a tão problemática Brettanomyces.

Temperatura
As bactérias que intervêm na fermentação maloláctica são ativadas a temperaturas superiores a 10º C e inferiores a 25º C, no entanto, a temperatura ótima oscila entre os 20 e os 23º C, não sendo recomendável iniciá-las fora destes valores.


Conselhos para otimizar o processo da fermentação.

Conseguir um bom vinho depende muito do controlo dos processos naturais envolvidos na vinificação. Se obtivermos dados frequentes e corrigirmos os defeitos, é possível obter bons resultados apesar dos obstáculos que surgem. Estes são alguns dos conselhos para garantir uma fermentação maloláctica correta:

Temperatura. Manter a temperatura entre 20 e 23º C. Se o outono for frio, o melhor é guardar o vinho até à primavera e depois iniciar esta segunda fermentação.

Nutrientes específicos. Se for produzido na primavera, é importante reativá-los e encontrar um ambiente favorável. Para isto, existem nutrientes, como o Actimax Oeni, que aporta os aminoácidos e os minerais indispensáveis ao seu desenvolvimento.

Quantidade de bactérias. Se as bactérias existentes não tiverem população suficiente, pode-se adicionar uma das culturas-mãe comercializadas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇