Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱


Plantação vinha

Alguns enxertos e plantações que fiz com o meu avô na vinha:
Videiras enxertadas-castas: bical, touriga nacional e aragonez
A plantação de uma vinha inicia-se entre Janeiro e Março, no crescente (em que a seiva está em sentido ascendente) durante o repouso vegetativo.
Para cultivar uma videira, é necessario preparar o solo, elaborar um estudo ao clima do local de modo a perceber e escolher qual a casta adequada a plantar, podar e guiar o crescimento vegetativo, evitar doenças e pragas e se necessario regar a videira.


Necessidades mínimas para uma videira viver

A capacidade da videira de se adaptar a condições climáticas desfavoráveis ​​é muito alta e a vinha hoje possui uma ampla distribuição mundial de áreas tropicais e subtropicais, passando por áreas semi-desérticas ou em perigo de desertificação, atingindo áreas muito frias.

Temperatura

As temperaturas devem exceder pelo menos 18ºC após o amadurecimento (mudança de cor do cacho) para obter uma maturação adequada.

Altura

Os limites razoáveis ​​para o cultivo da vinha vão desde o nível do mar até cerca de 800 m de altitude, embora na Espanha existam vinhas mais altas, chegando a 1.300 m.

Água

A videira é uma planta que suporta muito bem a seca, mas para cobrir suas necessidades básicas, ela precisa entre 350 e 500 mm de água por ano.

Estacaria ou Estaquia do porta enxerto


Os ramos para obtenção de estacas devem ser selecionados quando se apresentam maduros e lignificados, com diâmetro entre 8 mm e 12 mm, evitando-se retirar as estacas de ramos sombreados e com entrenós muito curtos ou demasiadamente longos, pois estas características podem indicar a existência de problemas fitossanitários ou nutricionais.

Enraizamento


Utilizei um enraizador natural de lentilhas e ou feijão, apos germinar triturei tudo e passei as estacas pelo liquido e espetei na terra, ao longo dos dias fui regando também com esse liquido enraizador natual.

Estacas a enraizar feitas por mim entre janeiro e março

Propagação da estaca


As mudas de porta-enxertos devem ser produzidas por estaquia, em que os bacelos ou estacas são plantados diretamente no local definitivo ou enraizados no viveiro em sacos de polietileno na cor preta e na dimensão de 14 cm x 25 cm ou em recipientes denominados tubetes. As estacas devem ser cortadas com duas a três gemas medindo 25 cm a 30 cm, observando-se que o corte da extremidade inferior deve ser efetuado imediatamente abaixo da gema, enquanto o corte da extremidade superior deve ser feito 3 cm a 5 cm acima da gema superior, o que minimiza a sua desidratação. Após a preparação das estacas, com o objetivo de reidratação das mesmas, deve-se imergir a sua base em água durante um período de 24 a 48 horas antes do plantio.



Enxertia


A enxertia é importante pois permite obter videiras fortes, resistentes á filoxera e outras doenças.

Preparação de um enxerto

O que é?


A enxertia é o processo de unir a parte aérea da planta (folha, caule, uvas) de origem europeia a uma raiz de origem americana (designada de porta-enxerto) de forma a constituir uma só planta.


O enxerto pode ser ligado através da tecnica de garfo ou enxertia de fenda (utiliza um fragmento de ramo), o mais comum utilizado.

A enxertia deve ser realizada em março-Abril, a uma temperatura que ronde os 20º-25ºC, pois a esta temperatura há uma grande actividade celular e os elementos da planta produzem muitos tecidos cicatrizantes, que facilita a união dos dois elementos.

Hoje em dia, é possível adquirir no mercado enxertos “prontos”, isto é, prontos a serem plantados. Por vezes também opto por esses enxertos prontos, pois poupo tempo e assim o porta enxerto já bem escolhido e defenido e basta só plantar diretamente no local.

Executando a tecnica de enxertia

Objetivos da enxertia:


- Obter videiras de uma variedade frutífera com um sistema radicular tolerante à filoxera, nematodes ou outras pragas e doenças

- Obter videiras com raízes tolerantes a certas condições desfavoráveis do solo (calcário, salinidade, etc.)

- Avançar ou retardar a maturação

- Mudar de variedade de videira (reenxertia).

Navalha de enxertia 🔪

Porta-enxertos

Porta-enxerto é um termo utilizado para denominar a planta-base ou pé da videira, sendo este enxertado com a casta desejada. Pode também ser chamado por bacelo ou cavalo. Existem diversas espécies de videiras.

Tipos de porta enxertos


Escolha do porta-enxerto:

- A resistência à filoxera

- As aptidões para o solo relativamente a:
 
      -Situação do terreno e respectiva constituição,
      -Humidade,
      -Compatibilidade,
      -Secura,
      -Calcário,
      -Vigor do enxerto,
      -Fertilidade da enxertia,
      -Precocidade da maturação.



Como plantar porta enxerto?
 
 
1. 
 
O porta enxerto deve ser podado, deixando talão de dois gomos e apromado com raizes medias (mais ou menos 1 palmo).
 
Faça um buraco com cerca de 40 cm de profundidade. O diâmetro deve ser o necessário para atingir essa profundidade.






2.

Insira o porta enxerto de videira no buraco ou vala feita pelo subsolador até a altura do enxerto. Se as raies estiverem soltas é importante que estejam esticadas no fundo do buraco. É muito importante que o ponto de enxerto esteja acima do nível do solo. Evite a formação de bolsas de ar entre a planta da vinha e o solo.


3.

Aterre as raizes com um pouco de terra e coloque o adubo indicado, volte a aterrar calcando e aconchegando a terra para depois levar estrume no buraco. É importante que as raizes estejam aterradas antes de levar o estrume, pois este queima as raizes se tiver contato.
4.

Aterre e arrase o buraco, se o solo tiver seco é aconselhável a regar o porta enxerto plantado.


Feito isto é esperar que o porta enxerto rebente se adaptando ao meio, para depois realizar a enxertia na altura indicada.



Como enxertar? Tecnica de 5 operações:

Enxertia fenda

1- Escolha dos garfos:

Devem ser do ano e ainda em repouso no momento da enxertia. De resto, é bom prepará-los em Janeiro, colocar de molho em água e enterra-los junto a um muro virado ao norte, ou colocar em sacos plásticos preto bem fechados sem ar, na véspera da plantação.

2- Preparação do ramo:

Propagação de virus na videira

Evitar varas infectadas por virus. Desinfetar as tesouras, serrotes, navalhas e podoas antes de utilizar e no fim.
O ramo é cortado por meio de um serrote e aparado com enxertadeira, fendido com uma podoa ou uma navalha e coloca-se uma cunha para manter a fenda aberta.

3- Preparação do garfo:

Lavado e aparado em cunha, conservando lhe dois ou tres olhos (gomos). Um olho deve situar-se imediatamente acima do corte, de modo que ele fique virado para o exterior aquando a sua colocação.

4- Colocação do garfo: 

Introduzido na fenda, com a parte larga virada para o exterior. Para aumentar as possibilidades de exito, deve inclinar-se ligeiramente para o interior.

5- Remate do trabalho final:

Retirada a cunha, liga-se solidamente com um bom cordel e untam-se todas as partes aparentes da Ferida, dando também um toque para baixo enterrando mais o garfo enchendo a fenda ficando bem apertado e Tapa-se com "goma" ou terra.

6- Frutos

Com a enxertia concluida, a vireira só vai produzir uvas após os primeiros 18 meses se tudo correr bem, caso contrário após 5 anos no máximo. É necessário ter paciência e esperar. 😁

Fim

Outros métodos: (enxertia de borbulha)

Boas enxertias! 😉


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇