Alporquia, Estaquia e Mergulhia
Já abordei sobre estaquiaou estacaria numa postagem anterior sobre enxertias, mas agora aprofundo mais a matéria e abordo outros métodos semelhantes.
Estaquia ou estacaria
A estacaria é a técnica que consiste em colocar uma estaca no solo. A estaca deve emitir de uma parte as raizes e da outra um caule. A dificuldade da multiplicação por estacas reside na necessidade de obter rapidamente raizes capazes de alimentar a jovem planta, antes que o crescimento dos gomos não tenha esgotado as reservas da estaca.
> Diferentes tipos de estacas
Uma estaca é um fragmento de um sarmento donde se suprimiram, todos os olhos á exceção do olho superior que desenvolverá o caule, as raizes empurram sobretudo na base da estaca e ao nivel das cicatrizes resultantes deste vazamento.
A estaca vulgar, ou para ramo vulgar, é levantada previamente sobre a parte media do sarmento, ela é podada logo abaixo de um nó da base (estaca com talao) e alguns centímetros acima do olho conservado no cume.
O comprimento da estaca pode modificar:
- a estrutura do sistema radicular: as estacas curtas dao raizes menos numerosas, mas mais compridas e fortes.
- as hipoteses de enraizamento, que serao maiores com as estacas compridas em situaçoes de secas.
> Plantaçao das estacas
Faz-se na primavera, desde que o solo esteja suficientemente seco e reaquecido, seja empleno campo, seja em viveiro.
A plantação em pleno campo permite uma economia de mao de obra considerável: a colocaçao é rapida, os buracos de plantação sendo feitos com a ajuda de uma simples barra metalica e evita-se a transplantação, colocando as estacas no local definitivo. Mas o exito só o será se as estacas se enraizarem facilmente em terrenos ao mesmo tempo moveis e frescos, em climas cuja primavera seja suficientemente quente, conjunto de condições raramente reunidas.
Pesquisaram se entao tratamentos a aplicar ás estacas antes da plantação:
> a imersao do pe das estacas em água, renovada ou melhor na areia humida durante os ultimos dias que precedem a plantação,
> a imersao do pe das estacas durante algumas horas em soluções muito diluidas de hormonas rizogenas.
Mergulhia
A mergulhia é uma forma de multiplicação que consiste em meter uma cepa, ou um só ou alguns sarmentos duma cepa, debaixo da terra, a fim de que os seus braços ou aqueles sarmentos ganhem raizes, para serem separados da cepa mãe, ou para ali ficarem e formarem novos. É um processo tão conhecido como de estaca. Esta operação pode fazer se nas terras secas desde o outono, e nas terras humidas só na primavera. Também podem mergulhar-se os sarmentos verdes no verão, quando já nao quebram de tenros, e assim se adianta um ano.
> 3 Formas de mergulhia:
1- mergulhia simples (<20 cm de fundo)
2- mergulhia Guyot (>30 cm de fundo)
Mergulhia Guyot (esquerda) |
3- mergulhia de cama (enterrar toda a cepa com algumas varas fora da terra)
Alporquia
A Alporquia, também conhecida como alporque, é uma técnica de multiplicação vegetativa para a produção de mudas. Ela consiste na retirada da casca de um galho, bloqueando a passagem de carboidratos para as raízes e isso faz com que a planta desenvolva novas raízes na própria planta mae. Depois, é possível cortar o galho e plantar a nova videira.
Esse método é parecido com a estaquia, porém, no caso da alporquia, a muda é enraizada na própria planta-mãe, utilizando os nutrientes recebidos pelo interior do tronco para se manter viva.
A camada externa do galho levaria a glicose produzida pelas folhas para a base da planta mas, se ela for cortada, o carboidrato se concentra na região dos alporques, permitindo o surgimento de novas raízes.
Apesar de parecer complexo, a alporquia é um processo simples e gratificante. Com os materiais certos e um pouco de paciência, é possível criar novas mudas a partir da planta mae.
Ø > Escolha do ramo
A escolha do ramo é um dos passos mais importantes. Primeiro, escolha uma videira adulta e saudável, da espécie que se pretende reproduzir. Nesta planta, procure galhos de pelo menos um centímetro de diâmetro.
Mas que não ultrapassem a medida dos cinco centímetros, e certifique-se que ele esteja livre de pragas como pulgões, lagartas e cochonilhas. Ele também deverá ter bastantes folhas. Mas atenção: o ramo escolhido não pode ser o principal, ou seja, o que está enterrado na terra, já que isso mataria a planta.
Comentários
Enviar um comentário