🍷Vinificações Vinhos Rosés 2020 🍾
Ano colheita: 2020
Dão
Cor rosa pálido
Aromas florais
Análise detalhada:
Ph: 3,53
Alcool: 13%
Brix: 22% Densidade: 1005
Ano colheita: 2020
Cor rosada
Aromas fortes morangos e alguns frutos vermelhos
Análise detalhada:
Ph: 3,53
Alcool: 13%
Processo:
Uma vez fiz vinho rosé com o metodo de mistura de uvas brancas com uvas tintas, porem esse método já pouco se usa e é difícil prever o produto final.
Desta vez utilizei outros métodos:
O método que utilizei foi por prensagem direta e por Sangria que é o subproduto da produção de um vinho tinto, em que existe contacto pelicular (mosto com películas) por um período de 6 a 48 horas, dependendo da intensidade de cor desejada pelo produtor. Depois as películas são separadas do líquido (sangria) e a fermentação inicia-se ou continua, produzindo rosé. Os vinhos produzidos com este método costumam ser rosés mais escuros, mais encorpados e mais alcoólicos.
Prensagem |
Sangria |
Ao mesmo tempo que era feito o vinho tinto, após 18 horas depois deste ser esmagado e estar em maceração, enchi um garrafão de 5 litros diretamente da dorna do vinho tinto, e com outras uvas fiz a prensagem direta e enchi outro pote de 20 litros com apenas umas horas, adicionei o conservante/ antioxidante. Como ele teve pouco tempo em contacto com a casca da uva, apresenta uma cor rosa.
A partir daqui o processo é semelhante ao vinho branco...
Esse mosto-vinho (sangria) esteve em fermentação alcoólica no pote durante 5 ou 6 dias, com temperaturas entre os 18°C e os 28°C. Após esta terminar arrolhei os potes.
Passados uns meses vou trasfegar e depois já estará bom para consumo.
Comentários
Enviar um comentário