01 de fevereiro — Dia Internacional da Furmint
Dia Internacional da Furmint 🍇
Não se sabe ao certo a origem desta casta, a sua presença representativa na Hungria, indica que ela pode ter surgido ali. Porém, há uma teoria de que ela seja italiana e tenha sido levada para terras húngaras na Idade Média.
Alguns estudiosos acreditam que ela seja da Sérvia. Além da Hungria, essa casta é cultivada em vários países da Europa Oriental e Central, como Áustria, Eslováquia, Eslovênia, Croácia e República Tcheca. Inclusive, ela é chamada de outros nomes, de acordo com a região onde é plantada. É conhecida como Sipon, Posip e Mosler.
A Furmint é uma uva branca, origina vinhos doces e brancos secos elegantes, de alta acidez e corpo de leve a médio. São exemplares muito refrescantes, de cor amarelo-dourado e aromas de limão, laranja, maçã verde, pera, gengibre e nuances vegetais.
Características
A Furmint brota cedo, mas amadurece tardiamente. Sua casca é, a princípio, grossa, mas vai ficando bem fina à medida em que amadurece. Por isso, ela é bastante vulnerável ao ataque do fungo Botrytis cinerea, que a desidrata, concentrando aromas e sabores.
Esse processo é conhecido como podridão nobre e é a técnica utilizada na elaboração dos preciosos Tokaji (vinho húngaro). Já os vinhos secos são elaborados com uvas que não sofrem ataque fúngico. A Furmint adapta-se melhor em climas de verões secos e quentes e invernos frios. Ela mostra muito potencial em solos vulcânicos.
Comentários
Enviar um comentário