O Azeite dos meus pais 🫒

Hoje é um post diferente, nada tem haver com vinhos nem comigo mas achei interessante trazer para o blog.  Os meus pais têm oliveiras, um pequeno olival e todos os anos costumamos apanhar azeitonas 🫒 para produção de azeite caseiro. As azeitonas são biológicas não levam nenhum tratamento químico.

A época da apanha da azeitona é tradicional na vida de campo e marca um momento ímpar na nossa região da Beira Alta, é o final das colheitas.

É geralmente nos inícios de Novembro que se procede à apanha da azeitona e estende-se, por vezes, até ao mês de Janeiro.

Actividade ligada à extracção do azeite, de grande significado no que respeita à parte económica relacionada com o agregado familiar.

Utilizando o varejão ou empoleirados nas escadas de muitos degraus, continuam os homens a varejar as oliveiras, enquanto as mulheres, curvadas sobre os panais, vão apanhando as azeitonas com que enchem os poceiros ou celhas de plástico, levados depois para os atrelados dos tractores (que os carros de bois transportavam por tempos idos).

Conforme as regiões, a azeitona é verde ou preta, miúda ou grande, entre as demais variedades existentes.

Depois de apanhada a azeitona, é ensacada e transportada para casa, afim de ser limpa da folhagem, recorrem-se a erguedeiras ou atirando a azeitona ao ar deixando a folhagem para trás. A azeitona limpa é ensacada e segue para o lagar.


Quando o lagar está lotado, a azeitona é colocada em celhas de plástico com água, trocando esta de 4 ou 8 em 8 dias, para a azeitona não se estragar. Até ir para o lagar.


No lagar as azeitonas passam por um processo mecânico onde são esmagadas e espremidas de forma a extrair-se o azeite puro.


Quando a colheita é pequena, a azeitona colhida, apenas dá para a chamada "troca" feita no lagar, com as azeitonas medidas por poceiros/celhas (vasilhas de plástico), de modo a que o seu peso corresponda ao azeite recebido em troca.


Acima de doze poceiros (um moinho) já o agricultor pode mandar fazer o seu próprio azeite: quantos mais "moinhos" entregues no lagar, maior a quantidade de azeite recebido.

Todo este processo é árduo e trabalhoso, porém vale apena, pois é um azeite natural e mais saboroso, e nos tempos em que vivemos é oiro devido ao preço do azeite nos mercados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇