Espumante de flor de sabugueiro (elderflower sparking) 🌼🍾
Elderflower sparking 🍾
A utilização do sabugueiro na produção de espumantes ou vinhos tem raízes históricas e está associada a um período de adulteração de vinhos, nomeadamente o Vinho do Porto, no século XVIII.
Na altura, os agricultores utilizavam as bagas de sabugueiro para dar cor a vinhos mais fracos, que eram depois vendidos como Vinho do Porto. O Marquês de Pombal proibiu o cultivo de sabugueiro para combater essas adulterações.
História da utilização de sabugueiro na produção de vinhos:
Adulteração do Vinho do Porto:
Na primeira metade do século XVIII, a procura por Vinho do Porto era muito alta, o que levou a que alguns agricultores adicionassem bagas de sabugueiro a vinhos mais fracos para lhes dar cor e aparência semelhantes aos vinhos do Porto de qualidade.
Intervenção do Marquês de Pombal:
Para combater as adulterações, o Marquês de Pombal proibiu o cultivo de sabugueiro, o que levou à quase extinção da espécie.
Licor de Flor de Sabugueiro:
Atualmente, a flor de sabugueiro é utilizada na produção de licor, que pode ser utilizado como base para cocktails ou para ser consumido puro.
Espumante de flor de sabugueiro:
Não há referência a espumante feito especificamente com flor de sabugueiro. É mais comum o uso da flor de sabugueiro em licor ou como ingrediente em cocktails. A flor de sabugueiro é frequentemente associada a bebidas refrescantes e é um ingrediente popular em bebidas como limonada e cerveja.
Receita;
- 1 Garrafão de 5 litros | ou outro
- flores de sabugueiro para encher meio garrafão
- 2 litros de água sem cloro
- 400g de açúcar
- 2 limões cortados aos bocados
- uma pitada de fermento de vinho ou fermento de pão (opcional)
Método preparo:
Basicamente, dissolve o açúcar na água que pode ser fervente, deixe arrefecer e depois misture com as raspas de limão, e adicione o fermento (opcional).
De seguida adiciona a calda preparada no garrafão com a tampa ligeiramente fechada por cerca de uma semana ou até que a atividade borbulhante comece (deixei por quase duas semanas) mexendo diariamente, e depois quando a densidade baixar 1010-1020, coloque em garrafas próprias para ganhar pressão e finalizar a fermentação por cerca uns meses. Pode ser deixado por mais tempo, a idade só o torna melhor.
Se você quiser um teor alcoólico mais leve, reduza o açúcar, quantidades mais alcoólicas aumente a quantidade de açucar. Certifique-se de que todos os equipamentos estejam limpos e esterilizados. Simples.
Comentários
Enviar um comentário