Ice wines e vinhos de colheita tardia
Os vinhos de colheita tardia são vinhos geralmente doces, ditos de sobremesa, produzidos a partir de uvas que são deixadas na videira várias semanas após a data ideal de colheita. Este processo resulta na desidratação e no consequente aumento da concentração de açúcar.
As uvas ultrapassam o nível de maturação e o fungo brotrytis alastra e apodera-se dos bagos.
O Ice Wine é um vinho produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira. Essas uvas são compostas tanto por partes sólidas quanto por partes líquidas, que congela permitindo maior concentração dos açúcares. Esse método faz com que a videira tenha pouquíssimo rendimento, sendo capaz de produzir apenas uma garrafa. Isto resulta em quantidades relativamente pequenas de vinho do gelo sendo feita em todo o mundo, tornando-os vinhos geralmente muito caros.
Considerado um vinho de sobremesa, seu congelamento acontece antes da fermentação. A produção de vinho do gelo é um pouco arriscada, pois as uvas não devem ser afetadas por “Botrytis Cinerea” , elas precisão estar totalmente saudáveis, sendo assim, o gelo deve vir em todo o vinhedo antes que isso ocorra, necessitando de muita habilidade, pois as uvas devem ser colhidas em algumas horas. Isso pode ocorrer em qualquer momento, mais geralmente ocorre na primeira hora da manhã, quando está frio o suficiente. Em alguns casos, a colheita pode ocorrer após o Ano Novo (em um calendário hemisfério norte). Dando ao vinho de gelo a sua doçura característica refrescante equilibrada pela acidez elevada.
Os "ice wines" são produzidos e muito populares na Alemanha e no Canadá.
Comentários
Enviar um comentário