Eduard buchner


Hoje o post fala sobre o cientista Eduard Buchner que ganhou o prêmio nobel de química de 1907 e contribuiu para o entendimento da fermentação.

Nascido em 20 de maio de 1860, em Munique (Alemanha). Eduard buchner, com as suas pesquisas bioquímicas, descobriu da fermentação sem células. E em 1897 demonstrou que a fermentação pode ocorrer sem celulas vivas (leveduras, fungos unicelulares).

Eduard descobriu que o extrato de leveduras sem os fungos vivos pode formar álcool a partir de uma solução de açúcar e sua conclusão foi que os processos bioquímicos não precisam necessariamente de celulas vivas, mas são impulsionaveis por substâncias designadas por enzimas que se formam em células.

Ele próprio denominou a enzima que a levedura usa para converter o açúcar em álcool de "zimase".

“O agente ativo no suco de levedura expresso parece ser uma substância química, uma enzima, que chamei de “zimase”. A partir de agora, pode-se experimentar com isso, assim como com outros produtos químicos.” - Eduard buchner, 1907

Eduard, 1907






Mas hoje em dia sabe se que existe um conjunto de várias enzimas presentes nas leveduras que ativam a fermentação.

Mas toda a sua investigação contribuiu para ganhar o prêmio Nobel de química e também para o avanço da enologia. A ele ficamos gratos!

Eduard Buchner faleceu em 13 de agosto de 1917, na Romênia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇