Trincadeira 🍇



A Trincadeira é uma casta de uva tinta, autóctone de Portugal, especialmente cultivada nas regiões do Alentejo e do Douro (onde é designada por Tinta Amarela). 

Origem

A trincadeira tem uma longa história em Portugal, sendo cultivada há séculos. Ao longo dos anos, a trincadeira espalhou-se por várias regiões vinícolas de Portugal, como o Douro e o Dão, mas é no Alentejo que ela se destaca.

A casta é pela primeira vez referida por Vicenzo Alarde, em 1712, na obra “Agricultura das Vinhas”. Um pouco mais tarde, em 1790, Constantino Lacerda Lobo identifica a casta, nas Beiras, no livro “Memoria sobre a cultura das vinhas em Portugal”. Em 1875, Visconde de Vila Maior, classifica-a no Douro, Ribatejo e Alentejo no “Manual de viticultura prática”.


Características 

É uma casta que apresenta cachos médios e compactos e bagos médios e arredondados. É sensível às doenças e à podridão (se os bagos apanharem chuva apodrecem facilmente), por isso desenvolve-se melhor em climas secos e muito quentes. Os vinhos produzidos são ricos em cor e aromas (especialmente frutados e vegetais), ligeiramente alcoólicos e com boas condições para o envelhecimento.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇