Filtragem
Filtrar ou não filtrar o vinho?
Uma questão que gera controvérsias. Para alguns, a filtragem acaba tirando componentes importantes do vinho, portanto, deve ser evitada. Para outros, é absolutamente necessária, para que não restem resíduos e para garantir melhores condições sanitárias.O que é a filtração do vinho?
Após a etapa da colagem, segue-se a filtração do vinho que consiste basicamente em separar as partículas sólidas em suspensão e as impurezas provenientes da uva (bactérias, leveduras, cristais de bitartrato, restos de matéria-prima, etc.). Desta forma, consegue-se um produto com a estabilidade microbiológica e limpeza necessárias para ser engarrafado para comercialização.
Tipos de filtração
Existem cinco formas diferentes de proceder à filtragem do vinho:
Filtração por terras.
Utiliza-se uma camada de terra filtrante, habitualmente de terra de diatomáceas ou perlite, para reter ou absorver as impurezas do vinho.
Filtração por placas.
São utilizadas placas de celulose com diferentes graus de porosidade que servem de material filtrante.
Filtração por membrana.
Esta operação é realizada antes do engarrafamento para garantir a estabilização, utilizando uma membrana com poros mais pequenos do que as partículas a reter.
Filtros por centrífugas.
São utilizadas para purificar, concentrar, dessalinizar e filtrar amostras biológicas no intervalo de volume de 2 a 15 ml.
Filtros tangenciais.
São utilizados para a filtração de soluções açucaradas, concentrados e aromas.
Etapas da filtragem
Pre filtração- Na fase inicial, é necessário proceder á pré filtração para eleminar e reter as partículas maiores e mais sólidas.
Filtração de afinação- Nesta segunda fase, o vinho passa por equipamentos de refrigeração para eliminar quaisquer microcristais que estejam em suspensão e para proteger as membranas finas. Contudo, como se trata de uma filtração mais fina, é melhor utilizar meios de filtração tais como o filtro de placas para não correr o risco de descarnar o vinho.
Filtração esterilizante- A última fase consiste em garantir a estabilização e esterilização do produto final antes do engarrafamento. Para esta fase, podem ser utilizados microns esterilizadores.
Filtragem caseira:
Usar um funil e papel de filtro ou uma bola de algodão no funil, são alguns métodos caseiros utilizados. É do mais simples que existe, embora não sejam totalmente eficazes como os métodos industriais, mas dão bons resultados para pequenas quantidades.
Comentários
Enviar um comentário