Porque é que as vinhas ficam coloridas no outono? 🍁
Senescência foliar
A videira é uma planta caducifólia ou caduca.
Ou seja, faz parte das plantas que perdem as folhas no termino de um período de crescimento, geralmente á medida que o inverno se aproxima.
Essa queda das folhas envolve um processo conhecido como senescência foliar. É um processo complexo e controlado que as plantas utilizam para redirecionar nutrientes de folhas para tecidos em desenvolvimento.
Durante o ciclo reprodutivo da videira, ocorre a fotossíntese nas folhas, importante para a produção de carboidratos para o desenvolvimento da videira e acúmulo nos cachos. No inverno as videiras entram em dormência, as folhas já trabalharam bastante nos ciclos anteriores e cumpriram as suas funções para o desenvolvimento da planta.
Para a fotossíntese acontecer as folhas utilizam pigmentos fotossintéticos, sendo a clorofila o principal componente, mas também tem os carotenóides, denominados pigmentos acessórios.
A clorofila está presente nos cloroplastos das células e e são elas as responsáveis por conferir a coloração verde das folhas.
Mas com a senescência foliar acontece o catabolismo da clorofila.
Essa degradação da clorofila origina várias cores diferentes da cor verde original e a fotossíntese diminui.
Com isso outros pigmentos ficam visíveis, como os carotenóides (coloração amarela) e também as antocianinas (coloração avermelhada) que podem estar presentes nas folhas de algumas variedades de videiras.
Porém! Nem sempre as mudanças de coloração e dos padrões de cor acontecem devido á senescência foliar da planta, mas sim devido a problemas nutricionais e doenças que podem atacar as videiras provocando modificações visuais nas folhas.
Comentários
Enviar um comentário