Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2022

Licor de romã 🍹

Imagem
Em casa da minha tia, no pomar estava uma romãzeira cheia de romãs maduras já a abrir e a caírem ao chão, como sobrou aguardente do licor de medronhos decidi aproveitar as romãs e fazer um novo licor. Ingredientes 4 ou 5 romãs 1 litro de aguardente 600 ml de água 550 g de açúcar Preparo: 1- Separar os bagos de romã. Com a ajuda de uma faca, bata na casca da romã com força para que os bagos da romã se soltem; 2- Coloque alguns bagos dentro de um frasco, esmague-os levemente a fim de largarem algum sumo; 3- Numa panela juntar açucar, água e águardente e ferver 10 minutos. Esperar arrefecer e cobrir os restantes bagos inteiros de romã com essa calda e deixe o recipiente fechado ao abrigo da luz durante uns meses. 4- Deixe macerar durante 3 meses, mexendo todas as semanas o licor; 6- Depois é só coar e deliciar-se. Prova:

Tudo sobre licores

Imagem
 Licores O Licor é uma bebida alcoólica doce, composta por álcool misturado com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores, cremes e uma substância doce que pode ser sacarose, mel ou glicose. O termo vem do latim liquore, "líquido". De alto teor alcoólico tendo um teor que varia entre os 20% e os 28% de volume. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições, também muito comum em bombons. Visto a incluírem álcool e açúcar não é necessária a adição de corantes ou conservantes.   História Na Idade Média, o vinho (e, mais tarde, o álcool) era o principal antisséptico; mas as plantas, raízes e ervas eram pesquisadas pelos monges para o tratamento de várias doenças. Os alquimistas levaram tais pesquisas adiante. Registros apontam Arnaldo de Vilanova, sábio catalão nascido em 1240 aproximadamente, como o inventor "das tinturas modernas nas quais as virtudes das ervas são extraídas pelo álcool". Com seu discípulo Raimundo Lúlio, foi o primei...

4 de dezembro – Dia do Cabernet Franc

Imagem
 Cabernet Franc Esta variedade de uva é nativa da icônica região de Bordeaux, considerando que participa da composição de vinhos raros, únicos e de considerável valor agregado.  Produz vinhos mais elegantes e sofisticados que a Cabernet Sauvignon, possuindo menor presença herbácea e muito mais condimentada. Cultivada não só em França mas também em Itália, África do sul, Chile, Argentina, Nova Zelândia e Brasil. Esta casta propõe aromas a morango🍓, ameixa, mineralidade 🪨, ervas 🌾, chocolate 🍫, pimentão 🌶️.