Antoine Lavoisier

 "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." 

Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química.

Antes de louis Pasteur, Lavoisier já havia enfrentado a questão da fermentação.

Apesar de ter observações justas, suas conclusões não são satisfatórias, pois no caso da fermentação, Lavoisier negligencia a levedura, afirmando: “sendo a levedura reabsorvida como entrou, eu não posso levá-la em conta”. Sobre isso, Pasteur escreve “extremamente defeituosa em suas determinações numéricas, é admirável se a considerarmos do ponto de vista das ideias gerais e da filosofia” 

Lavoisier estudou a fermentação alcoólica e suas transformações bioquímicas.

Lavoisier no laboratório 

Analisou a formação de gás carbónicos e álcool em 1789, publica o tratado elementar de química, onde descreveu entre outras coisas, a fermentação alcoólica. Ele escreveu no tratado que o vinagre não era nada mais que o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto o resultado apenas de uma reação química.

Seus experimentos forneceram uma compreensão das reações químicas básicas necessárias para produzir álcool e contribuíram para o avanço da química orgânica.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇