O que é o "pé de cuba"?

 O pé de cuba 

Quando a fermentação alcoólica amua é necessário recorrer ao "pe de cuba"

Um Pé de Cuba é uma pequena quantidade de mosto que se põe a fermentar à parte, para que possa funcionar como sementeira de leveduras.

Depois do crescimento inicial, o Pé de Cuba pode ser adicionado ao restante mosto facilitando o normal decorrer da fermentação. Permite recomeçar assim as fermentações, quando estas amuam.

De seguida partilho um pé de cuba que fiz para perceberem melhor:

Ativação de leveduras

Como funciona:

Preparação: Uma pequena porção de mosto é colocada para fermentar separadamente, em um recipiente menor, criando uma "mãe" de leveduras.

Leveduras + nutriente utilizados

Ativação: São adicionadas leveduras e nutrientes no mosto (leveduras sacaromesys) que começam a multiplicar se e a consumir os açúcares. Mantenha a temperatura do pé de cuba entre 25°C e 35°C, dependendo da levedura, para a ativação.

Início do pé de cuba 

Arejamento: Agite bem ou faça remontagens para oxigenar de 2 em 2 horas (dependendo da levedura), ajudando as leveduras a multiplicarem-se. Aplique pequenas quantidades de mosto ao pé de cuba para as leveduras se habituarem. Evite temperaturas acima de 40°C para não as destruir e temperaturas abaixo de 18°C para não diminuir a fermentação. 

Mosto em fermentação 

Adição à Fermentação Principal: Quando esta "semente" está ativa e vigorosa, ela é adicionada ao volume total de mosto na dorna/cuba de fermentação.

Temperatura: Controle a temperatura do tanque principal para que a fermentação prossiga de forma controlada, tipicamente entre 18°C e 20°C após a inoculação.

Controlo de densidade: Controle densidade para verificar o término da fermentação alcoólica.

Benefícios: A alta concentração inicial de leveduras no Pé de Cuba garante que a fermentação principal ocorra de forma mais rápida, previsível e com menos riscos de contaminação, resultando em um produto de melhor qualidade.

Cuba pequena (pé de cuba) + cuba grande com mosto amuado 

Comentários

  1. Reparei que na embalagem das leveduras, tem a indicação que são i para vinho espumante. É isso que está a tentar fazer? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso foram utilizadas para reativar a fermentação de um vinho tinto que amuou. Essas leveduras foram escolhidas pelo seu potencial, Embora indicadas para espumantes. Mas Podia utilizar outro tipo de leveduras diferentes.
      Obrigado pelo seu comentário. 🙂🥂

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Chegou!! Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇