A minha historia 📚



A tradiçao da minha familia sempre foi na agricultura, e uns anos atras existia uma velha vinha pequenina na quintinha da minha tia, era dessa vinha que a minha familia vindimava as uvas para o lagar do meu avo e produziam assim o vinho.
Eu tinha 7 ou 8 anos e ajudava os meus pais na produçao e sentia m feliz, ajudei a carregar os poceiros e a esmagar as uvas dentro do lagar.

Ficava sempre feliz com o aproximar da epoca das vindimas e apanhei o gosto.
Alguns anos depois a minha familia desistiu de produzir vinho e a minha tia planou o terreno, no entanto ficou um cordao de videiras por tirar, foi entao que pouco a pouco com 11 ou 12 anos fui fazendo os procedimentos viticolas e tratamentos fitofarmaceuticos nas videiras que restaram com a ajuda de livros que comprei e opinioes do meu avo consegui restaurar o cordao de videiras.

No ano seguinte realizei a minha primeira vinificaçao, o meu avo teve a ideia de utilizar uma celha para esmagar as uvas e depois de utilizar produtos enologicos e uns dias de fermentaçao retirei o vinho com uma mangueira de trasfega com muito cuidado para nao misturar o mosto e enchi uns garrafoes de agua.

Todos nos pensamos que aquilo nao ia resultar em nada, mas uns meses depois ao provar um dos garrafoes o vinho estava otimo para consumo, desde entao fiquei mais entusiasmado e motivado para aprefeiçoar o vinho final, plantei mais videiras, fiz enxertias com a ajuda do meu avo, de varias castas tintas e brancas, fiz mais carreiras de videiras e ano apos ano fui sempre melhorando, sempre com o gosto do trabalho.

Hoje em dia, sou responsável por uma vinha pequena, tenho o meu proprio espaço com pipos e uma cuba, comprei varios utensilios vinicolas e enologicos, um esmagador e uma bomba de trasfega e arranjei uma dorna gigante para servir de lagar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇