🍇 Vinho Tinto 2014 🍷 touriga nacional







Tinto 2014


Hoje partilho aqui no blogue um vinho especial.
A colheita de 2014, o primeiro ano em que utilizei o lagar da minha tia emprestado e a primeira vez que fiz vinho de vinha. 😁



O meu primeiro vinho em grande quantidade e todo feito de uma vinha.


Um amigo meu, ca da terra "o sr. Nato", ofereceu-me todas as uvas da vinha dele nesse ano, que com ajuda da minha familia vindimamos para o lagar da minha tia.

Vindima

A vindima foi manual, feita em familia. Transportadas as uvas com um tractor para o lagar. 


Em seguida foi feita a pesagem das uvas e a dosagem dos produtos conservantes do vinho. Seguiu-se o esmagamento. O esmagamento foi feito á moda antiga e tradicional, ou seja com os pés. (Pisa a pé) 👣



A vinha de 5 ou 6 carreiras longas, era toda da casta touriga nacional.
Ao todo deu cerca de 20 entre 30 poceiros.


Após uns dias de fermentação, foi feita a prensagem das massas. 


Todo esse vinho resultante da prensagem foi armazenado em pipas de madeira de carvalho. Mais tarde trasfegado. 


Notas:

Dão




Ano colheita: 2014
428 litros


Casta: Touriga nacional


Tons rubi


Açucar: 20%
Densidade: 
Álcool: 11,6% Baumé: 11,3° Brix: 20%

Um vinhedo em sta ovaia (depois das vindimas)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇