Dia internacional do vinho branco 🥂
4 de agosto
Hoje é dia internacional do vinho branco.
Como é feito o vinho branco? 🥂
O vinho branco é uma ótima opção para quem quer começar no mundo da enologia por ser mais leve, suave, refrescante e com notas frutadas. E tudo isso é resultado do processo de produção, no qual a casca da uva é separada do suco em fermentação, e que resulta em uma composição de taninos quase inexistentes, junto de uma coloração clara e um sabor versátil.
As principais etapas são:
- Colheita
- Desengace
- Prensagem
- Fermentação
- Filtragem
- Armazenamento
Inicialmente, as uvas são colhidas e rapidamente encaminhadas para a adega de modo a evitar sua alteração. Segue-se, então, uma série de operações que permitirão transformar a uva e o suco em vinho.
As uvas passam rapidamente da desengaçadeira para a prensa pneumática, onde serão pressionadas com cuidado a fim de obter-se o mosto, que será imediatamente sulfitado e filtrado. Segue então para as cubas de fermentação de aço inox. Durante a fermentação, a temperatura será controlada através de serpentinas, dentro das quais circula água fria. A temperatura deve ser mantida entre os 18 e 20C para que se obtenha um vinho branco de qualidade.
Na vinificação de vinhos brancos a fermentação alcoólica do mosto ocorre sem a presença de suas partes sólidas ( cascas e sementes). Processo chamado "bica aberta".
Não ocorre, portanto, a maceração, fermentando-se apenas o suco da uva.
A fermentação malolática só ocorre em casos especiais, pois ela inibiria os melhores predicados de um branco: o frescor, a acidez e o aroma frutado.
Alguns brancos, são fermentados em barricas de carvalho.
Após essas etapas o vinho branco é filtrado e armazenado.
Comentários
Enviar um comentário