Açucar no vinho!? O que é a chaptalização? (Polémico)

A Chaptalização é uma prática enológica, (polémica) e que consiste em corrigir a deficiência do teor de açúcar dos mostos através da adição de sacarose.

O nome dessa técnica é uma homenagem ao químico francês Jean-Antoine Chaptal que propôs esse processo, no século XVIII, ainda quando Ministro da Agricultura na França.

Jean Antoine Chaptal (1756- 1832)
Com as uvas menos maduras, automaticamente elas possuem menos açúcar natural, produzindo consequentemente vinhos com teor alcoólico mais baixo. Só para lembrar que durante a fermentação o açúcar é transformado em álcool.

Chaptal e o vinho 

Uvas com pouco açúcar, vinhos com teor alcoólico baixo, para aumentar esse teor alcoólico, e não a doçura, se utiliza a técnica da chaptalização que consiste na adição de açúcar.

Existem até mais metodos semelhantes, como adicionar aguardente vinica e mosto concentrado.

😮
No entanto fiquei curioso em saber mais e pedi as opiniões de duas 'peritas' sobre este assunto e questionei-me á enófila Sandra Mozzato, de sua página "vivendo de momento" e á enologa Rafaela Lira de sua página "vinhos e castelos" que ambas partilham a mesma ideologia e me explicaram que a 'chaptalização' descaracteriza os vinhos, altera a sua origem e que o ideal é cuidar do vinhedo para obter melhores uvas evitanto a utilização de aditivos como açucar.
A enologa ate caracteriza e compara a chaptalização a "maquilhagem" do vinho

❌ A chaptalização porem é proibida! 🚫

ℹ Países onde é proibido por lei:

Portugal, Argentina, Austrália, Estados Unidos (só na Califórnia), Itália, África do Sul e Alemanha (somente Prädikatswein).
_____________________________________________

✅ Como evitar o uso de chaptalização?

Para evitar recorrer a chaptalização é preciso ter um maior cuidado nas vinhas. Um dos objetivos principais deve ser diminuir a produção de cachos por videira, aumentando assim a densidade de nutrientes e açúcar na fruta. Além disso, deve ter o esforço de direcionar e proporcionar melhores condições de maturação das uvas, desde o tempo de exposição ao sol até a efeitos de eventos climáticos adversos.

✔Dica:    😉
Feito isto, o vinho até é mais genuino e original e a vinha fica mais rentável e com melhor aspecto. 😊✅

Para alem disso, tambem se pode adicionar mosto concentrado ao vinho para aumentar e corrigir o grau alcoolico, este metodo é permitido em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇