A lua e o vinho 🌕

A lua. 🔭🌒

Eu fui criado no meio rural e desde pequeno sempre ouvi que os mais velhos levavam em conta as fases lunares para a realização de diferentes tarefas no campo: semear, colher, adubar ou até roçar o pasto dos animais. Com aquilo que ia vendo e ouvindo, sempre acreditei que a lua influencia diretamente nosso dia a dia, em nossos organismos.


Como funciona?

Vamos entender as regras básicas do ciclo lunar, que dura 28 dias. Durante parte deste tempo, a lua é minguante, e o resto crescente. Este ciclo marca os trabalhos no campo, de maneira que, quando a lua está crescente, sua influência acelera os fluidos nos seres vivos e seu entorno, as marés sobem, a sálvia flui com mais força, e o vinho já elaborado, devido ao conteúdo gasoso em seu interior, fica mais instável.

Por isso, se nos dias de lua crescente o vinho é trasfegado, clarificado ou filtrado e engarrafado, ele terá a tendência de ser instável. Com risco de piorar, e de maneira mais rápida. Por isso, em dias de lua crescente é melhor não mexer no vinho. E, muito menos, engarrafá-lo. Por outro lado, durante a minguante, os ritmos decrescem. E é o momento propício para podar, para que a planta cicatrize logo, evitando que os parasitas a ataquem.

O minguante pode ser um bom momento para fermentar o vinho. Pois o processo de fermentação será mais detido e isso pode favorecer a potencialização de seus aromas e sabores.

Tanto influencia os aromas do vinho que alguns sao premiados num dia e noutro sao péssimos e devido a isso há quem defenda a teoria das fases da lua.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇