Dia Internacional de Marselan
27 de abril
História
A Marselan não surgiu naturalmente, essa é uma uva criada propositalmente em laboratório. Em 1961, o professor parisiense de ampelografia, Paul Truel, estava idealizando desenvolver uma variedade que unisse as principais características de duas castas famosas na França, a Cabernet Sauvignon e a Grenache.
Da Cabernet Sauvignon, Truel queria a potência e o bom rendimento; já da Grenache, o professor queria extrair sua resistência às altas temperaturas e às doenças. Com o resultado satisfatório, Truel deu à invenção o nome de Marselan.
A França e a China são os meiores produtores dessa uva.
Características
A Marselan é uma uva com cachos grandes e bagos pequenos. É rica em polifenóis e muito resistente à doenças. Dá origem a vinhos agradáveis, frescos e gastronômicos.
Seus vinhos têm cor púrpura vibrante, são aromáticos e frescos. Têm corpo e acidez média e boa estrutura tânica. Os aromas remetem à frutas maduras pretas e vermelhas e especiarias, com notas de caramelo e final mentolado.
Suas características fazem dela uma uva excelente para a elaboração de varietais, vinhos com apenas uma uva, mas também para compor blends, vinhos com mais de uma variedade. Seus aromas variados e intensos dão ao blend mais complexidade aromática, além de dar cor e potencial de guarda.
Comentários
Enviar um comentário