O Desengace no esmagamento das uvas 🍇

Finalmente consegui adequerir um desengaçador elétrico para a minha adega. 🍷O desengaçador é um pouco antigo com história e foi todo restaurado e modernizado. No ano passado, durante a vinificação, o desengace foi feito á moda antiga, ou seja manualmente com uma ciranda. Mas devido às condições nada vantajosas que isso obrigou, este ano aproveitei a promoção de um desengaçador elétrico para facilitar o desengace.

Com tudo isso aproveito aqui para descrever a razão de eu efetuar essa técnica, com as vantagens e desvantagens do desengace.

O desengace é a prática pela qual, após o esmagamento, se separa o engaço dos bagos. Pode ser executado manualmente ou por máquinas especiais, os desengaçadores, trabalhando isoladamente ou diretamente ligados a esmagadores. 

Vantagens:

- Economiza espaço que não é ocupado pelo engaço.

- Fermentação ocorre a baixas temperaturas originando vinhos:

        - mais perfumados ou aromáticos,

        - mais abertos de cor,

        - mais ricos em qualidade e no teor alcoólico,

        - mais macios e saborosos,

        - menos adstringentes,

        - mais sãos, porque quanto mais baixa for a temperatura de fermentação, mais hostil é o meio ao desenvolvimento dos maus fermentos (bactérias), origem de quase todas as doenças do vinho.     

Desvantagens:

- Na composição do engaço entram variadas substâncias como taninos, ácidos, sais, etc. Que dão corpo ao vinho e lhe aumentam o extrato seco, concorrendo para valorizar o vinho comercialmente e para a sua conservação. 

Existem dois tipos de desengace:

a) Desengace manual- Já abordei aqui no blog, realiza-se com o auxílio de uma ripadeira, escanganhadeira ou ciranda, é um processo muito demorado, caro e só aplicável a pequena quantidade de uvas. 

b) Desengace mecânico- é o único processo prático e economico, executado por desengaçadores como referi no início deste post.  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almanaque Borda d'Água

Plantar uma videira: Técnica de estacaria e enxertia (fenda) 🌱

Ciclos da videira (inicio) 🍁🍇