Dia da uva tannat 🍇
Tannat, 14 abril
Com origem francesa, a Tannat surgiu na região aos pés da cordilheira dos Pirineus, no sudoeste francês, que é berço da variedade dessa uva tinta, de taninos poderosos, acidez marcante e grande potencial de guarda.
O Brasil, Argentina, Itália, Estado Unidos, Bolívia e Austrália são outros países que também cultivam a Tannat. Mas é no Uruguai que a uva Tannat reina.
Em 1870, no Uruguai, o imigrante francês Don Pascual Harriage plantou as primeiras parreiras dessa uva. Só 200 anos mais tarde a produção comercial ganhou impulso e o sucesso foi tanto que a Tannat tornou-se símbolo das vinícolas do país e, atualmente, ocupa cerca de um quarto de toda a área plantada do país.
No geral, devido ao clima e solo locais, em parte, o vinho de Tannat uruguaio é menos rústico e mais frutado que o francês, mantendo as características de cor escura, com taninos marcados, teor alcoólico médio e afinidade com carvalho.
Características
Os vinhos oriundos da uva Tannat apresentam coloração púrpura profunda ou rubi com tons violáceos. Os aromas típicos são de frutas negras e especiarias; na boca, a acidez é bem pronunciada, o que contrabalanceia os níveis de taninos, e o teor alcoólico costuma ficar entre 13 a 14%.
Comentários
Enviar um comentário